LOGÍSTICA REVERSA
DE LUBRIFICANTES
  

 

Fonte: SINIR. Disponível em: https://sinir.gov.br/logistica-reversa/63-logistica-reversa/479-oluc

A maioria dos derivados de petróleo são totalmente consumidos durante o uso, mas este não é o caso dos óleos lubrificantes. De tempos em tempos, ele precisa ser trocado, pois perde capacidade devido a uma série de fatores, como a contaminação por partículas de outros elementos.

O óleo lubrificante usado retirado dos motores e dos equipamentos é chamado OLUC (Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado) conhecido popularmente como “óleo queimado” (denominação incorreta e que deve ser evitada). Ele possui características que representam um risco para o meio ambiente. Mas, apesar de ter ácidos orgânicos, metais pesados e dioxinas em sua composição, o OLUC é, em sua maior parte, óleo básico, ou seja, ele pode ser recuperado. Para isto, deve passar por um processo chamado rerrefino, com o qual atinge um reaproveitamento de 75 a 80% de seus constituintes.

A coleta e recuperação do OLUC possui legislação específica, incluindo a Lei 12.305/2010 (PNRS) e a Resolução CONAMA nº362/2005.

Acesse os links abaixo para consulta:

https://www.joguelimpo.org.br/arquivos/legislacao/lei_12305-2010.pdf

http://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=457

Em 2018, o Jogue Limpo iniciou a gestão da logística reversa de OLUC, no estado do Espírito Santo. Atualmente, a gestão do Sistema já se aplica a todas as regiões do país.

Clique no link abaixo para entrar em contato com as empresas autorizadas pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para coleta e reciclagem do OLUC.

Coletores de OLUC

 
  Todos os direitos reservados • Jogue Limpo © 2014..2021