LOGÍSTICA REVERSA
DE LUBRIFICANTES
  

Jogue Limpo comemora 10 anos e pensa diferente para a expansão

Data: 29/10/2015

Com desempenho que indica já em 2015 atingimento da meta de 2016 estabelecida no Acordo Setorial, o Jogue Limpo se concentra no desafio de aprimorar o sistema com uma maior participação de todas as categorias da Logística Reversa das embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas na responsabilidade compartilhada.

As projeções para o final deste ano são de o sistema receber aproximadamente 4.700 toneladas de embalagens, e de estar presente em mais de 3.150 munícipios dos 14 Estados e DF que atua. Destaca-se também, que no ano do seu 10º aniversário, o Jogue Limpo atingiu em Agosto a expressiva marca de ter destinado à reciclagem mais de 400.000.000 de embalagens plásticas.

A responsabilidade compartilhada, item fundamental na Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/2010) é o fator de equilíbrio econômico ambiental para que todos os participes do setor dediquem a sua cota parte para o funcionamento eficiente do sistema. No Brasil existem dois sistemas onde a responsabilidade compartilhada é bem aplicada. O da Reciclanip, que trata dos pneus inservíveis, e o do INPEV, que trata das embalagens de defensivos agrícolas. Por exemplo, no sistema da Reciclanip, consumidores e comerciantes encaminham os pneus inservíveis até um ponto de coleta, e de lá entra em ação o papel da Reciclanip que é o de retirar e transportar para dar um destino ambientalmente correto àqueles resíduos.

O Diretor Executivo do Instituto Jogue Limpo, Ezio Antunes, confirma que a meta do Instituto é que na expansão do sistema para as Regiões Centro Oeste, Norte e mais os Estados do Maranhão e Piauí, que deve ocorrer a partir de 2017, já aconteça na nova modelagem com PEVs - Pontos de Entrega Voluntária ao invés do sistema vigente de coleta porta a porta. Assim é esperada uma participação mais efetiva de todos do setor de lubrificantes na responsabilidade compartilhada.


O Programa Jogue Limpo cresceu e se transformou em Instituto

Data: 15/12/2014

Iniciado em 2005, no Rio Grande do Sul, por iniciativa dos fabricantes de Lubrificantes associados ao Sindicom, o Programa Jogue Limpo já opera em 14 estados e mais o DF. Em 2014 superou a expressiva marca de 330 milhões de embalagens plásticas usadas encaminhadas para reciclagem, desde o início das operações.

Diante da magnitude dos seus números e das perspectivas de crescimento, aqueles fabricantes decidiram transformar o Programa no Instituto Jogue Limpo. As Associadas Fundadoras do Instituto são: Castrol, Chevron, Cosan, ipiranga, Petronas, Shell, Total, YPF, além do próprio Sindicom.

A criação do Instituto seguiu os tramites legais, obtendo do CADE em 18/09/2014, através do processo No 00528. Seu Estatuto e Regimento Interno foram registrados e o CNPJ liberado em 03 de Novembro último.

Caberá agora ao Instituto Jogue Limpo continuar honrando todos os compromissos já assumidos pelos fabricantes associados na área de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas. Entre eles, cumprir o Acordo Setorial, o primeiro assinado com o Ministério do Meio Ambiente em Dezembro de 2012, atender ao celebrado nos 12 Termos de Compromisso assinados com 11 Estados e mais o DF, além de promover ações voltadas ao cumprimento da lei 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O Instituto Jogue Limpo fechará 2014 com resultados expressivos destinando à reciclagem 4.000 toneladas, equivalentes a 80 milhões de embalagens plásticas de lubrificantes usadas. São cobertos 2.950 municípios, que representam 70% dos estados atendidos, com 42.000 pontos geradores cadastrados sendo visitados regularmente. Para se atingir esses números, foram realizados gastos de R$ 16 milhões por suas Associadas.

No dia 15 de Dezembro, o Instituto Jogue Limpo inicia suas operações na nova sede no Centro do Rio de Janeiro, à Rua Debret, 23 - salas 410/412.

Seu Diretor Executivo, Ezio Antunes, vê "muitos desafios à frente, mas de imediato, queremos garantir a contínua evolução das atividades do Instituto, mantendo e aprimorando o padrão de qualidade seguido até aqui no atendimento a todos os compromissos com o MMA e Órgãos Ambientais Estaduais e Municipais, além da operação com excelência nas 23 Centrais, com 69 caminhões operando e mais de 200 pessoas envolvidas".

Visite o site: www.joguelimpo.org.br


 
      Todos os direitos reservados • Jogue Limpo © 2014..2017