EMBALAGENS PLÁSTICAS DE ÓLEO LUBRIFICANTE

O Jogue Limpo contrata empresas operadoras logísticas nos estados onde atua. Estas empresas são responsáveis pelo cadastramento de geradores, coleta e recebimento das embalagens e administração das centrais de armazenagem.

Toda a frota de caminhões é equipada com alta tecnologia, atendendo aos requisitos de segurança, controle e cuidado com o meio ambiente. O sistema de monitoramento permite acompanhamento de rotas e informações do peso do plástico recebido nos pontos geradores cadastrados. No ato do recebimento de embalagens é entregue comprovante, que poderá ser exigido pelo órgão ambiental durante o processo de licenciamento do gerador. A informação do peso é transmitida em tempo real ao website do sistema, através de leitura do código de barras pelo smartphone disponível em cada caminhão. As visitas do Sistema de Recebimento Itinerante são realizadas de forma programada e periódica aos geradores cadastrados.

Este modelo está em migração para incluir também a utilização de PEVs - Pontos de Entrega Voluntária. As coletas e recebimento dos caminhões do Sistema Jogue Limpo, serão feitas nos PEVs.

Nas centrais de recebimento as embalagens são drenadas, em alguns casos segregadas por cor, e prensadas ou moídas, para serem acondicionadas e encaminhadas às recicladoras credenciadas.

Na recicladora se for necessário o material é triturado. Depois de submetido a processo de descontaminação do óleo lubrificante residual, é transformado em matéria-prima para novas embalagens e outros produtos plásticos, retornando à cadeia de produção.

Deste modo, cria-se um ciclo virtuoso, que evita o desperdício de um material plástico derivado do petróleo.