NOTÍCIAS

05 de abril de 2023

Você sabe o que é um PEV?

PEV é o Ponto de Entrega Voluntária para que os consumidores e geradores de embalagens plásticas de óleo lubrificante deem a destinação ambientalmente adequada. É também o modo mais eficiente de destinar suas embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas.

Confira em nosso site o PEV mais próximo de você e destine suas embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas de modo ambientalmente correto.

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #meioambiente #logísticareversa #PEV #façasuaparte #savetheplanet #savetheearth #educaçãoambiental

31 de março de 2023

No ano de 2022, todas as metas foram alcançadas pelo Jogue Limpo!
- 5.495 toneladas de embalagens recebidas, o equivalente a 109.882.700 embalagens
- 5.251 toneladas de embalagens plásticas destinadas de maneira ambientalmente corretas.
- 95% do total de plástico destinado para a reciclagem.
- 4.394 municípios atendidos pelo sistema
Os Relatórios de Desempenho de 2022 já estão disponíveis para consulta!

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #meioambiente #metas #reciclagem #nãoexisteplanetab #logísticareversa

13 de fevereiro de 2023

Divirta-se assistindo os 5 episódios das Aventuras do Oluquinho junto com a criançada!

Acesse nosso canal no Youtube.

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #meioambiente #educaçãoambiental #famílialubis #oluquinho #OLUC #logisticareversa #youtube

04 de novembro de 2022

A partir de primeiro de dezembro, o sistema Jogue Limpo de Logística Reversa das Embalagens Plásticas de Óleo Lubrificante Usadas expandirá sua atuação, passando a atender mais dois estados da federação: Maranhão e Piauí. Neste primeiro momento atenderemos as capitais São Luís (MA) e Teresina (PI), evoluindo para outras cidades mais próximas.

Não perca tempo, cadastre-se para atendimento nesses estados!

Entre em contato com nossa central de MA e PI: (92) 98642 - 3970

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #meioambiente #logísticareversa #expansão #atendimento #brasil #economiacircular #embalagens #embalagensdeoleo #maranhão #piauí #chegamos

15 de outubro de 2022

O que é consumo consciente?

Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

Como saber se você é um Consumidor Consciente?

O consumidor consciente é aquele que ao escolher os produtos leva em consideração o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho. É aquele que sabe que consumir vai muito além de questões como preço e marca.

O consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária. São pequenas ações que mudam o mundo. Faça a sua parte!

#naoexisteplanetab #institutojoguelimpo #sustentabilidade #meioambiente #logísticareversa #óleolubrificante #embalagem #consumoconsciente

04 de outubro de 2022

O que é Economia Circular?

É uma nova forma de pensar o nosso futuro e como nos relacionamos com o planeta, dissociando o crescimento econômico e o bem-estar humano do consumo crescente de novos recursos. É um modelo econômico aonde os materiais e produtos devem ser reduzidos, reciclados e reutilizados, aumentando sua eficiência e vida útil e promovendo um desenvolvimento econômico sustentável.

O Instituto Jogue Limpo aplica na prática esses conceitos, tem em sua Missão, Visão e Valores todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável correlacionados, de modo a ser um sistema benéfico para a preservação do meio ambiente, com respeito e valorização das pessoas.

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #naoexisteplanetab #meioambiente #logísticareversa #óleolubrificante #embalagem #oluc

28 de setembro de 2022

Cuidando do meio ambiente o Sistema Jogue Limpo está presente em mais de 4.335 cidades!

Precisando de coleta? Entre em contato com a gente!

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #naoexisteplanetab #logísticareversa #óleolubrificante #embalagem #oluc

13 de setembro de 2022

O Jogue Limpo é responsável pela logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas nos moldes do acordo setorial com o Ministério do Meio Ambiente. Para assegurar o maior índice de retorno e a destinação segura desse material, foi criada uma estrutura moderna que conta com caminhões, centrais de recebimento, PEVs e equipamentos de primeira geração, além de todo o planejamento e registro de pontos de venda cadastrados, mas o melhor de tudo é que o Sistema Jogue Limpo atende de forma totalmente gratuita os geradores varejistas.

Assista no nosso canal do Youtube um vídeo explicativo sobre como funciona o Sistema Jogue Limpo.

https://www.youtube.com/watch?v=DDMqZhe224s

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #meioambiente #logísticareversa #óleolubrificante #embalagem #oluc

05 de setembro de 2022

A Logística Reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos. Esse conceito foi reforçado com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n°12.305, de agosto de 2010).

As três etapas básicas da logística reversa são:
1. O consumidor devolve o produto ou embalagem ao comerciante/distribuidor.
2. O comerciante/distribuidor a remete ao fabricante/importador.
3. O fabricante/importador encaminha para reuso, reciclagem ou descarte adequado.

O Jogue Limpo é entidade gestora dos sistemas de logística reversa das embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas e do OLUC (óleo lubrificante usado ou contaminado).

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #meioambiente #logísticareversa #óleolubrificante #embalagem #oluc

02 de agosto de 2022

Você sabia que há 12 anos , precisamente no dia 02 de agosto de 2010, a Lei 12.305 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi promulgada?!

Na PNRS o setor produtivo deverá informar ao consumidor sobre as formas de evitar, reciclar e eliminar resíduos, além de promover a logística reversa de uma série de produtos pós-consumo e suas embalagens.

O Jogue Limpo, desde 2005, já se apresentava como um sistema de logística reversa de vanguarda. Como podem ver, o Sistema opera no Brasil, desde antes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - lei 12.305/2010 - e, no ano da promulgação da nova legislação, já estava presente no Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, além do estado pioneiro, o Rio Grande do Sul.

O Jogue Limpo cumpre a 12.305 e foi pioneiro em sua implantação sendo o primeiro Sistema de Logística Reversa a assinar um Acordo Setorial com o Ministério do Meio Ambiente.

Acesse a íntegra da Lei... Informe-se!

#institutojoguelimpo #L12305 #sustentabilidade

28 de junho de 2022

A reciclagem é prioridade do Jogue Limpo!

97% das embalagens destinadas pelo Sistema são encaminhadas à reciclagem.

A reciclagem é um processo que consiste na transformação de materiais usados em produtos novos, que poderão ser reinseridos na cadeia de consumo sem a necessidade de extrair mais recursos naturais. Trata-se de uma ação que contribui significativamente para a preservação ambiental e para a redução do lixo gerado pelo ser humano.

É um incentivo claro à economia circular.

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #meioambiente #logísticareversa #façasuaparte #savetheplanet #savetheearth #reciclagem

21 de junho de 2022

Hoje, o Instituto Jogue Limpo completa 17 anos !!

Desde 2005, com o início das operações no Rio Grande do Sul, o Jogue Limpo já se apresentava como um sistema de logística reversa de vanguarda. O Sistema opera no Brasil, desde antes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - lei 12.305/2010 - e, no ano da promulgação da nova legislação, já estava presente no Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, além do estado pioneiro, o Rio Grande do Sul.

A história do Jogue Limpo conta com personagens importantes que colaboraram e continuam ajudando o Sistema a completar suas realizações, cuidando do meio ambiente e contribuindo para uma sociedade sustentável.
Nestes 17 anos já foram recebidas e destinadas mais de 1 BILHÃO de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas!
Queremos dividir esta celebração com todos, colaboradores, associados, operadores logísticos, geradores e gestores dos órgãos ambientais.

O Jogue Limpo não vai parar por aqui e continuará trabalhando para transformar o nosso mundo em um lugar melhor !!!

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #meioambiente #nãoexisteplanetab #reciclagem #aniversário #17anos

14 de junho de 2022

Você sabe o que é um PEV?

PEV é o Ponto de Entrega Voluntária para que os consumidores e geradores de embalagens plásticas de óleo lubrificante deem a destinação ambientalmente adequada. É também o modo mais eficiente de destinar suas embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas.

Confira em nosso site o PEV mais próximo de você e destine suas embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas de modo ambientalmente correto.

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #meioambiente #logísticareversa #PEV #façasuaparte #savetheplanet #savetheearth #educaçãoambiental

05 de junho de 2022

"Se você tem metas para um ano. Plante arroz
Se você tem metas para 10 anos. Plante uma arvore
Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança
Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o Meio Ambiente."
Confúcio

Hoje é comemorado em todo o mundo o dia do Meio Ambiente!
A data serve como alerta à humanidade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Confira algumas dicas de ações simples que você pode fazer no seu dia a dia e colaborar para a preservação do meio ambiente:

1. Jogue o lixo em locais adequados e separe o lixo corretamente para que os resíduos tenham o destino correto.
2. Pratique o consumo consciente. Evite desperdiçar comida e comprar mais do que precisa.
3. Economize energia elétrica.
4. Reutilize materiais.
5. Economize água.
6. Diminua a utilização de materiais descartáveis.
7. Separa o lixo corretamente para que os resíduos tenham o destino correto.

Apesar da data comemorativa, precisamos lembrar que o Meio Ambiente deve ser celebrado e cuidado por nós todos os dias!
Seja a mudança que você quer no mundo!

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #meioambiente #logísticareversa #façasuaparte #savetheplanet #savetheearth #diamundialdomeioambiente #economizeenergia #reutilizemateriais #economizeagua #separeolixo #coletaseletiva

12 de maio de 2022

A iniciativa de Coleta por Campanha foi apresentada em 2019, com objetivo de efetivar parcerias com as Prefeituras Municipais para aumentar a abrangência de atendimento e o volume coletado para destinação ambientalmente adequada das embalagens plásticas de óleo lubrificantes usadas nos municípios com menos de 20 mil habitantes.

Desde 2019 até o momento, já realizamos mais de 42 coletas por campanha em diversos municípios.

Como funciona: o caminhão do Jogue Limpo fica disponível em uma praça da cidade ou em algum ponto de grande movimento para receber as embalagens plásticas. No local, as embalagens são pesadas, é feita a leitura do código de barras e a informação vai diretamente para o sistema do Jogue Limpo.

Para a Coleta por Campanha ter sucesso é fundamental ação conjugada entre a Prefeitura e o Jogue Limpo. O Jogue Limpo fez a divulgação nas redes sociais e as prefeituras das cidades fazem a comunicação localmente.

Fica a dica: Sempre que verificar em nossas redes sociais uma chamada para a Coleta por Campanha fique ligado, poderemos passar pela sua cidade!

Você sabia que um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água?
Faça a sua parte, não jogue embalagens de óleo lubrificante no lixo comum. Este resíduo é perigoso e contém material contaminante.

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #façaasuaparte #coletaporcampanha #embalagensdeoleo

10 de maio de 2022

As Coletas por Campanha têm como objetivo auxiliar na redução de resíduos sólidos nos municípios com menos de 20 mil habitantes.

No último ano foram realizadas 29 Coletas por Campanha em diversos munícipios do país e só nessas ações foram retirados do meio ambiente mais de 3 toneladas de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas.

Este ano iremos realizar pelo menos 44 Coletas por Campanha. Todas as ações serão divulgadas por aqui, nas nossas redes sociais.

Faça sua parte!

LEMBRE-SE: A Política Nacional de Resíduos Sólidos deve ser cumprida através da Lei 12.305 e das Leis Estaduais.

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #meioambiente #logísticareversa #educaçãoambiental #coletaporcampanha

05 de maio de 2022

O Relatório de 2021 já está disponível para consulta pública, acesse nosso site e confira!

#institutojoguelimpo #sustentabilidade #meioambiente #logísticareversa #façasuaparte #savetheplanet #savetheearth